LEI Nº 2848, de 11 de setembro de 2024

 

CRIA O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

 

Art. 1º Fica criado o Plano Municipal de Cultura de Santa Maria de Jetibá, que visa direcionar as políticas públicas culturais em consonância com a legislação estadual e federal.

 

Art. 2º O presente plano tem por objetivo atender à cultura em suas três macros dimensões:

 

Simbólica - na medida em que se reconhece que a cultura retrata a memória de uma cidade, celebra seus ritos e organiza por meio de aspectos tangíveis e intangíveis um conjunto de identidades territoriais.

 

Cidadã - na perspectiva que a cultura é direito de todos e seu acesso provê desenvolvimento intelectual e social.

 

Econômica - quando se compreende que a cultura é um elemento fundamental de crescimento econômico e desenvolvimento local

 

Art. 3º O Plano Municipal de Cultura reúne a visão dos gestores técnicos da Secretaria da Cultura, Gestores de Equipamentos Culturais e membros do 3º setor.

 

Art. 4º Cabe ao município elaborar os projetos técnicos e organizar sua execução, seja com recursos próprios, ou através de uma política própria de captação de recursos.

 

Art. 5º O Plano Municipal de Cultura reúne um conjunto de prioridades com foco nos seguintes Eixos Estratégicos, que estão organizados em projetos e constarão do Plano Municipal de Cultura:

 

Resgate Cultural e Memória;

 

Língua Pomerana;

 

Dança, Música, Audiovisual, Artes Cênicas, Patrimônio e outros;

 

Estudos e Pesquisas nas diversas áreas culturais;

 

Gestão Municipal dos Programas Culturais;

 

Gestão dos Equipamentos Culturais.

 

Art. 6º Até o ano de 2028 deve ser implementado um conjunto de transformações no campo da Política Cultural.

 

Art. 7º As metas e ações previstas neste plano deverão ser executadas, no percentual mínimo de 60% de sua totalidade, a fim de atender à demanda cultural de Santa Maria de Jetibá.

 

Art. 8º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 9º Revogam-se as disposições em contrário.

 

 

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

 

Santa Maria de Jetibá/ES, 11 de setembro de 2024.

 

HILÁRIO ROEPKE

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado pela Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá.

 

ANEXO I - METODOLOGIA

 

A metodologia utilizada neste trabalho consistiu nos seguintes pontos:

 

Análise de materiais e planejamentos já existentes

Oficina de planejamento

Construção coletiva de conteúdos

 

A análise de Materiais

 

Neste tópico foram analisados os seguintes materiais:

Plano de Ação da Secretaria

Plano Nacional de Cultura

Plano Estadual de Cultura

Projetos em andamento

 

Estes documentos tiveram uma análise prévia de conteúdo e serviram de suporte para organização do material teórico da oficina.

 

Deste conteúdo foi feito a primeira compilação sobre os pontos fortes do município, suas perspectivas de trabalho futuro e direcionamento estratégico para onde e como conduzir o trabalho.

 

Oficina de Planejamento

 

A oficina de planejamento envolveu a mobilização dos parceiros e a análise da situação atual e prospecção de futuros.

 

Foram convidados para a oficina todos os funcionários da Secretaria de Cultura de SMJ, bem como representantes do Sistema Municipal de Políticas Culturais ligados aos grupos de danças e demais instituições.

 

O objetivo foi obter uma visão da sociedade sobre os temas que ali seriam desenvolvidos.

 

A oficina parte do princípio de prospecção de futuros, analisando uma proposta feita na Tese de Doutorado de Ana Carla Fonseca Reis sobre Cidades Criativas.

 

Desta forma o trabalho abordou as seguintes diretrizes para o desenvolvimento de cidades criativas: conexão, cultura e inovação.

 

A metodologia levava os participantes a analisarem a importância de contemplar esses eixos como estratégia de desenvolvimento cultural, e entender que essas competências precisam ser desenvolvidas por cidades.

 

Desta forma, foi estimulado a compreensão das seguintes competências:

 

Conexão – uma cidade criativa necessita gerar conexão entre seus territórios e estruturar fluxos de interligação entre seus conteúdos culturais

 

Cultura – uma cidade cultural precisa antes de qualquer coisa produzir cultura e desenvolver cultura. Ou seja, é preciso criar instrumentos de apoio, proteção e difusão para o fortalecimento do setor de cultura

 

E Inovação – por último, desenvolver competências de produção de inovação, seja nas políticas culturais, seja no acompanhamento de tendências, ou seja, na junção entre cultura, novas formas de produção e novas mídias.

Os temas técnicos foram abordados em slides da seguinte forma: 

 

 

 

Todo este instrumento teórico colaborava para definição de quais seriam os eixos estratégicos priorizados pelo município.

 

Após a definição dos eixos, foi realizado um trabalho de brainstorming focando a definição dos projetos para cada eixo.

 

Construção Coletiva de Conteúdos

 

Esta fase acontece pós a oficina e a definição dos eixos e projetos.

 

Como sugestão do trabalho e afunilamento do plano sugere-se que seja organizado uma semana interna de trabalho para que os projetos sejam discutidos e elaborados.

 

A ideia é estruturar um banco de projetos à partir da cartela criada.

 

Esta etapa facilitará tanto a organização estrutural dos conteúdos, como a captação de recursos por parte da administração municipal, que tendo um banco de projetos organizado poderá dispor de maneira mais organizada dessas informações.

 

 

ANEXO II - EIXOS ESTRATÉGICOS

 

EIXO 01 – Valorização da Cultura Pomerana e seus ativos culturais

 

 

 

O Município possui uma legislação que beneficia construções de arquitetura germânica. É preciso aprimorar a legislação e criar mecanismo para sua implementação.

 

Além disso, é necessário fomentar o comércio local através de campanhas educativas, com foco na preservação e restauração das fachadas.

 

Outra atividade é o tombamento dos imóveis

 

Implementar legislação, caso não exista, de incentivo as construções em estilo enxaimel, podendo ser isenção de % de ISS para empresas, e IPTU para imóveis residenciais.

 

 

É necessária uma consultoria especializada para realizar pesquisa da identidade do artesanato Pomerano.

 

As características foram se perdendo e atualmente o artesanato é descaracterizado e não possui uma qualidade suficiente para ações de mercado.

 

 

Muito se fala sobre a cultura Pomerana, contudo, não há registros suficientes que minimizem as discussões e contradições.

 

É preciso uma pesquisa séria que organize as informações relativas à gastronomia, vestimentas, artesanato, língua, etc

 

 

Campanha de caráter geral sobre o bem maior da população que é a cultura Pomerana. Espera-se com isso, o aumento da autoestima comunitária, especialmente entre os jovens.

 

 

Realização do manual iconográfico da cidade, através do resgate de imagens e símbolos que retratam a identidade de Santa Maria de Jetibá.

 

Após a pesquisa é necessário capacitar a população produtiva sobre como utilizar a iconografia.

 

 

EIXO 02 - Programa de Valorização da Língua Pomerana, Rádio, Escolas Estaduais, Atividades Culturais, Sinalização, Cursos

 

 

Muitos cidadãos de Santa Maria tem o Pomerano como primeira língua. Alguns mesmos tendo o português como primeira língua, falam o Pomerano fluente.

 

Porém, não há uma política de grande abrangência para esse público.

 

Propõe-se ampliar os serviços e equipamentos culturais utilizando a língua enquanto uma ferramenta de diferenciação

 

·                 Incentivar a publicação de literatura pomerana

 

·                 Centro Itinerante de Valorização da Língua Pomerana

 

Veículo móvel com atividades educativas que tem como tema central o idioma Pomerano.

 

Trata-se de um conjunto de ações educativas, que cabem dentro de um carro, que irá percorrer as comunidades com ações de educação e promoção da língua Pomerana.

 

O conteúdo pode conter: brincadeiras, aulas rápidas do idioma, vídeos, causos, etc

 

 

EIXO 03 – Música, Dança, Artes Cênicas, Audiovisual, Patrimônio, Arquivo e Outros

 

 

 

Visando promover o projeto 01 do eixo 02, propõe-se a estruturação de um circuito multicultural, onde as praças e locais públicos seriam espaços de circulação dos grupos. Criação de um calendário fixo de apresentações anual.

 

 

Capacitação dos grupos tanto na área técnica: dança, música, artes cênicas, audiovisual, patrimônio e outros, quanto nos aspectos ligados a captação de recursos, promoção e divulgação da carreira, redes sociais e novas mídias, elaboração de projetos, etc.

 

EIXO 04 – Marketing, Comunicação e Eventos

 

—  Plano de Comunicação e Marketing

 

Elaboração do plano de comunicação e marketing dos grupos com foco no acesso de novos mercados

 

—  Plataforma digital para fomento da cultura pomerana – publicações digitais, visita 360 graus no museu e produção de conteúdo para as novas mídias

 

Esta ação visa atender as necessidades atuais ligadas a questão da promoção da cultura de povos tradicionais. É preciso diversificar a linguagem e o conteúdo de apresentação desses atrativos.

 

Esses novos conteúdos poderão ser utilizados pela municipalidade em feiras, eventos e nos próprios equipamentos da cidade como museu, biblioteca,

 

 

Há uma preocupação atual da administração com o conteúdo dos eventos realizados em Santa Maria de Jetibá.

 

É interesse do governo local em conduzir os eventos de acordo com o objetivo que ele se propõe não permitindo uma descaracterização depreciativa da manifestação cultural.

 

Para apoiar essa iniciativa e garantir o retorno financeiro e cultural do evento será contratada uma consultoria especializada.

 

 

EIXO 05 – Sistema Municipal de Cultura.

 

Projeto 01 – Autossuficiência do Sistema Municipal de Políticas Culturais

 

1 - Fundo (CNPJ independente)

 

2 - Leis (fomento e preservação)

 

3 - Conferências

 

Os tópicos acima são elementos que compõem o Sistema Municipal de Cultura.

 

É preciso implementar esses elementos para conexão da cidade com as ações do governo estadual e federal

 

EIXO 06 – Gestão e Modernização dos Equipamentos Culturais

 

 

Essa ação tem como premissa entender que qualquer equipamento cultural não tem um fim em si só, é preciso tornar esse ambiente parte da cidade, com serviços e atividades do interesse da população.

 

Um exemplo prático é o museu. É necessário levar serviços de interesse da comunidade, criar circuito culturais, melhorar o paisagismo, etc.

 

 

Digitalização do acervo da biblioteca

 

Disponibilização de conteúdo em e-book

 

Organização do projeto de exposição do museu

 

 

 

Não há atividades culturais no interior em quantidade e qualidade satisfatória.

 

Os cineclubes são alternativos baratos e com alto impacto na formação cultural de jovens, crianças e adultos

 

 

 

 

 

 

ANEXO III - CRONOGRAMA

 

 

Ações

Ano

 

2024

2025

2026

2027

Eixo 01 - Valorização da Cultura Pomerana e seus ativos culturais

 

 

 

 

Arquitetura Urbana

 

 

 

 

 

Pesquisa, valorização, qualificação do artesanato

 

 

 

 

 

Resgate, pesquisa da memória da Cidade. Desde acervos até diagnósticos específicos para cultura e gastronomia, vestimentas etc

 

 

 

 

 

Realização de Campanha Municipal de Mobilização para cultura

 

 

 

 

 

Iconografia

 

 

 

 

 

Eixo 02 – Língua Pomerana

 

 

 

 

Programa de Valorização da Língua Pomerana, Rádio, Escolas Estaduais, Atividades Culturais, Sinalização, cursos.

 

 

 

 

 

 

Ações

Ano

 

2024

2025

2026

2027

Centro Itinerante de Valorização da Língua Pomerana

 

 

 

 

 

Eixo 03 –Música, Dança, Artes Cênicas, Audiovisual, Patrimônio, Arquivo e outros

 

 

 

 

Organização do Circuito Multicultural de Santa Maria de Jetibá

 

 

 

 

Capacitação e Treinamento

 

 

 

 

 

Eixo 04 – Marketing Comunicação e Eventos

 

 

 

 

Plano de Comunicação e Marketing

 

 

 

 

Plataforma digital para fomento da cultura pomerana – publicações digitais, visita 360 graus no museu e produção de conteúdo para as novas mídias.

 

 

 

 

Organizar o conteúdo do da Festa Pomerana, Festival de Danças Folclóricas, Imigração Pomerana, Páscoa Pomerana, Natal Pomerano, Festa do Colono e outros

 

 

 

 

 

 

Ações

Ano

 

2024

2025

2026

2027

Eixo 05 – Sistema Municipal de Cultura

 

 

 

 

Autossuficiência do Sistema Municipal de Políticas Culturais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eixo 06 – Gestão e Modernização dos Equipamentos Culturais

 

 

 

 

Revitalização do entorno dos equipamentos culturais – paisagismo e fomento a atividades de interesse da população no entorno

 

 

 

 

 

Revitalização dos equipamentos estrutura e conteúdo  

 

 

 

 

 

Fomentar os cineclubes 

 

 

 

 

 

Formar o centro da história estruturado pelos equipamentos: casa pomerana, museu, centro de exposição, arquivo público.

 

 

 

 

 

 ANEXO IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Cultura é sem dúvida um grande ativo de Santa Maria de Jetibá. A língua Pomerana, seus grupos de dança, a arquitetura os equipamentos culturais, seus eventos são de fato um diferencial para estruturação da identidade e da autenticidade coletiva da comunidade.

 

Contudo, é preciso entender esses elementos dentro de uma perspectiva econômica, focando em trabalhar a cidade para se beneficiar desses diferenciais, bem como orientar e capacitar os grupos culturais para vivenciar a economia criativa tão em voga em nosso país.

 

O planejamento aqui apresentado considera elementos que ora implementados irá gerar mudanças consideráveis não só para o setor de cultura, mas para toda a cidade.

 

Espera-se que este plano consiga encontrar articulações eficazes, braços fortes e vontade política para que o mesmo, saia do papel e vá direto ao encontro dos empreendedores e empreendimento culturais aqui contemplados.