Art. 1º Fica criado o Plano Municipal de Cultura de Santa Maria de Jetibá, que visa direcionar as políticas públicas culturais em consonância com a legislação estadual e federal.
Art. 2º O presente plano tem por objetivo atender à cultura em suas três macros dimensões:
Simbólica - na medida em que se reconhece que a cultura retrata a memória de uma cidade, celebra seus ritos e organiza por meio de aspectos tangíveis e intangíveis um conjunto de identidades territoriais.
Cidadã - na perspectiva que a cultura é direito de todos e seu acesso provê desenvolvimento intelectual e social.
Econômica - quando se compreende que a cultura é um elemento fundamental de crescimento econômico e desenvolvimento local
Art. 3º O Plano Municipal de Cultura reúne a visão dos gestores técnicos da Secretaria da Cultura, Gestores de Equipamentos Culturais e membros do 3º setor.
Art. 4º Cabe ao município elaborar os projetos técnicos e organizar sua execução, seja com recursos próprios, ou através de uma política própria de captação de recursos.
Art. 5º O Plano Municipal de Cultura reúne um conjunto de prioridades com foco nos seguintes Eixos Estratégicos, que estão organizados em projetos e constarão do Plano Municipal de Cultura:
Resgate Cultural e Memória;
Língua Pomerana;
Dança, Música, Audiovisual, Artes Cênicas, Patrimônio e outros;
Estudos e Pesquisas nas diversas áreas culturais;
Gestão Municipal dos Programas Culturais;
Gestão dos Equipamentos Culturais.
Art. 6º Até o ano de 2028 deve ser implementado um conjunto de transformações no campo da Política Cultural.
Art. 7º As metas e ações previstas neste plano deverão ser executadas, no percentual mínimo de 60% de sua totalidade, a fim de atender à demanda cultural de Santa Maria de Jetibá.
Art. 8º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 9º Revogam-se as disposições em contrário.
Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.
Santa Maria de Jetibá/ES, 11 de setembro de 2024.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado pela Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá.
A metodologia utilizada neste trabalho consistiu nos seguintes pontos:
Análise de materiais e planejamentos já existentes
Oficina de planejamento
Construção coletiva de conteúdos
A análise de Materiais
Neste tópico foram analisados os seguintes materiais:
Plano de Ação da Secretaria
Plano Nacional de Cultura
Plano Estadual de Cultura
Projetos em andamento
Estes documentos tiveram uma análise prévia de conteúdo e serviram de suporte para organização do material teórico da oficina.
Deste conteúdo foi feito a primeira compilação sobre os pontos fortes do município, suas perspectivas de trabalho futuro e direcionamento estratégico para onde e como conduzir o trabalho.
Oficina de Planejamento
A oficina de planejamento envolveu a mobilização dos parceiros e a análise da situação atual e prospecção de futuros.
Foram convidados para a oficina todos os funcionários da Secretaria de Cultura de SMJ, bem como representantes do Sistema Municipal de Políticas Culturais ligados aos grupos de danças e demais instituições.
O objetivo foi obter uma visão da sociedade sobre os temas que ali seriam desenvolvidos.
A oficina parte do princípio de prospecção de futuros, analisando uma proposta feita na Tese de Doutorado de Ana Carla Fonseca Reis sobre Cidades Criativas.
Desta forma o trabalho abordou as seguintes diretrizes para o desenvolvimento de cidades criativas: conexão, cultura e inovação.
A metodologia levava os participantes a analisarem a importância de contemplar esses eixos como estratégia de desenvolvimento cultural, e entender que essas competências precisam ser desenvolvidas por cidades.
Desta forma, foi estimulado a compreensão das seguintes competências:
Conexão – uma cidade criativa necessita gerar conexão entre seus territórios e estruturar fluxos de interligação entre seus conteúdos culturais
Cultura – uma cidade cultural precisa antes de qualquer coisa produzir cultura e desenvolver cultura. Ou seja, é preciso criar instrumentos de apoio, proteção e difusão para o fortalecimento do setor de cultura
E Inovação – por último, desenvolver competências de produção de inovação, seja nas políticas culturais, seja no acompanhamento de tendências, ou seja, na junção entre cultura, novas formas de produção e novas mídias.
Os temas técnicos foram abordados em slides da seguinte forma:
Todo este instrumento teórico colaborava para definição de quais seriam os eixos estratégicos priorizados pelo município.
Após a definição dos eixos, foi realizado um trabalho de brainstorming focando a definição dos projetos para cada eixo.
Construção Coletiva de Conteúdos
Esta fase acontece pós a oficina e a definição dos eixos e projetos.
Como sugestão do trabalho e afunilamento do plano sugere-se que seja organizado uma semana interna de trabalho para que os projetos sejam discutidos e elaborados.
A ideia é estruturar um banco de projetos à partir da cartela criada.
Esta etapa facilitará tanto a organização estrutural dos conteúdos, como a captação de recursos por parte da administração municipal, que tendo um banco de projetos organizado poderá dispor de maneira mais organizada dessas informações.
O Município possui uma legislação que beneficia construções de arquitetura germânica. É preciso aprimorar a legislação e criar mecanismo para sua implementação.
Além disso, é necessário fomentar o comércio local através de campanhas educativas, com foco na preservação e restauração das fachadas.
Outra atividade é o tombamento dos imóveis
Implementar legislação, caso não exista, de incentivo as construções em estilo enxaimel, podendo ser isenção de % de ISS para empresas, e IPTU para imóveis residenciais.
É necessária uma consultoria especializada para realizar pesquisa da identidade do artesanato Pomerano.
As características foram se perdendo e atualmente o artesanato é descaracterizado e não possui uma qualidade suficiente para ações de mercado.
Muito se fala sobre a cultura Pomerana, contudo, não há registros suficientes que minimizem as discussões e contradições.
É preciso uma pesquisa séria que organize as informações relativas à gastronomia, vestimentas, artesanato, língua, etc
Campanha de caráter geral sobre o bem maior da população que é a cultura Pomerana. Espera-se com isso, o aumento da autoestima comunitária, especialmente entre os jovens.
Realização do manual iconográfico da cidade, através do resgate de imagens e símbolos que retratam a identidade de Santa Maria de Jetibá.
Após a pesquisa é necessário capacitar a população produtiva sobre como utilizar a iconografia.
Muitos cidadãos de Santa Maria tem o Pomerano como primeira língua. Alguns mesmos tendo o português como primeira língua, falam o Pomerano fluente.
Porém, não há uma política de grande abrangência para esse público.
Propõe-se ampliar os serviços e equipamentos culturais utilizando a língua enquanto uma ferramenta de diferenciação
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Incentivar
a publicação de literatura pomerana
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Centro
Itinerante de Valorização da Língua Pomerana
Veículo móvel com atividades educativas que tem como tema central o idioma Pomerano.
Trata-se de um conjunto de ações educativas, que cabem dentro de um carro, que irá percorrer as comunidades com ações de educação e promoção da língua Pomerana.
O conteúdo pode conter: brincadeiras, aulas rápidas do idioma, vídeos, causos, etc
Visando promover o projeto 01 do eixo 02, propõe-se a estruturação de um circuito multicultural, onde as praças e locais públicos seriam espaços de circulação dos grupos. Criação de um calendário fixo de apresentações anual.
Capacitação dos grupos tanto na área técnica: dança, música, artes cênicas, audiovisual, patrimônio e outros, quanto nos aspectos ligados a captação de recursos, promoção e divulgação da carreira, redes sociais e novas mídias, elaboração de projetos, etc.
Plano de Comunicação e Marketing
Elaboração do plano de comunicação e marketing dos grupos com foco no acesso de novos mercados
Plataforma digital para fomento da cultura pomerana – publicações digitais, visita 360 graus no museu e produção de conteúdo para as novas mídias
Esta ação visa atender as necessidades atuais ligadas a questão da promoção da cultura de povos tradicionais. É preciso diversificar a linguagem e o conteúdo de apresentação desses atrativos.
Esses novos conteúdos poderão ser utilizados pela municipalidade em feiras, eventos e nos próprios equipamentos da cidade como museu, biblioteca,
Há uma preocupação atual da administração com o conteúdo dos eventos realizados em Santa Maria de Jetibá.
É interesse do governo local em conduzir os eventos de acordo com o objetivo que ele se propõe não permitindo uma descaracterização depreciativa da manifestação cultural.
Para apoiar essa iniciativa e garantir o retorno financeiro e cultural do evento será contratada uma consultoria especializada.
Projeto 01 – Autossuficiência do Sistema Municipal de Políticas Culturais
1 - Fundo (CNPJ independente)
2 - Leis (fomento e preservação)
3 - Conferências
Os tópicos acima são elementos que compõem o Sistema Municipal de Cultura.
É preciso implementar esses elementos para conexão da cidade com as ações do governo estadual e federal
Essa ação tem como premissa entender que qualquer equipamento cultural não tem um fim em si só, é preciso tornar esse ambiente parte da cidade, com serviços e atividades do interesse da população.
Um exemplo prático é o museu. É necessário levar serviços de interesse da comunidade, criar circuito culturais, melhorar o paisagismo, etc.
Digitalização do acervo da biblioteca
Disponibilização de conteúdo em e-book
Organização do projeto de exposição do museu
Não há atividades culturais no interior em quantidade e qualidade satisfatória.
Os cineclubes são alternativos baratos e com alto impacto na formação cultural de jovens, crianças e adultos
Ações |
Ano |
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2024 |
2025 |
2026 |
2027 |
Eixo 01 - Valorização da Cultura Pomerana e seus ativos culturais |
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Arquitetura Urbana
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Pesquisa, valorização, qualificação do artesanato
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Resgate, pesquisa da memória da Cidade. Desde acervos até diagnósticos específicos para cultura e gastronomia, vestimentas etc
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Realização de Campanha Municipal de Mobilização para cultura
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Iconografia
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Eixo 02 – Língua Pomerana |
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Programa de Valorização da Língua Pomerana, Rádio, Escolas Estaduais, Atividades Culturais, Sinalização, cursos.
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Ações |
Ano |
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2024 |
2025 |
2026 |
2027 |
Centro Itinerante de Valorização da Língua Pomerana
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Eixo 03 –Música, Dança, Artes Cênicas, Audiovisual, Patrimônio, Arquivo e outros |
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Organização do Circuito Multicultural de Santa Maria de Jetibá |
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Capacitação e Treinamento
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Eixo 04 – Marketing Comunicação e Eventos |
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Plano de Comunicação e Marketing |
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Plataforma digital para fomento da cultura pomerana – publicações digitais, visita 360 graus no museu e produção de conteúdo para as novas mídias. |
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Organizar o conteúdo do da Festa Pomerana, Festival de Danças Folclóricas, Imigração Pomerana, Páscoa Pomerana, Natal Pomerano, Festa do Colono e outros
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Ações |
Ano |
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2024 |
2025 |
2026 |
2027 |
Eixo 05 – Sistema Municipal de Cultura |
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Autossuficiência do Sistema Municipal de Políticas Culturais |
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Eixo 06 – Gestão e Modernização dos Equipamentos Culturais |
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Revitalização do entorno dos equipamentos culturais – paisagismo e fomento a atividades de interesse da população no entorno
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Revitalização dos equipamentos estrutura e conteúdo
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Fomentar os cineclubes
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Formar o centro da história estruturado pelos equipamentos: casa pomerana, museu, centro de exposição, arquivo público. |
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ANEXO IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Cultura é sem dúvida um grande ativo de Santa Maria de Jetibá. A língua
Pomerana, seus grupos de dança, a arquitetura os equipamentos culturais, seus
eventos são de fato um diferencial para estruturação da identidade e da
autenticidade coletiva da comunidade.
Contudo, é preciso entender esses elementos dentro de uma perspectiva econômica, focando em trabalhar a cidade para se beneficiar desses diferenciais, bem como orientar e capacitar os grupos culturais para vivenciar a economia criativa tão em voga em nosso país.
O planejamento aqui apresentado considera elementos que ora implementados irá gerar mudanças consideráveis não só para o setor de cultura, mas para toda a cidade.
Espera-se que este plano consiga encontrar articulações eficazes, braços fortes e vontade política para que o mesmo, saia do papel e vá direto ao encontro dos empreendedores e empreendimento culturais aqui contemplados.